Hungria:”NER” (Imprensa Pró-Governo) já controla 50 % dos media – “mapa político” da imprensa húngara! (Parte I)

por LMn

Após a aquisição do Index, alteraram-se os dados da balança: agora há pelo menos 50% de controle do governo sobre o mercado de produtos de media que podem influenciar a opinião pública.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Válasz Online, 44 dos 87 (e 88 *) meios de comunicação de importância nacional são propriedade do NER (Sistema Nacional de Cooperação) – incluindo dois terços da televisão e jornais diários que tratam de assuntos políticos. Além disso, foram levados em conta os jornais distritais, não como uma dúzia e meia, mas como um único produto per si. Isso não significa, é claro, que a outra metade do público seja considerada automaticamente “oposição” ou “pró-Soros”. Os domínios para além da media centralizada compõem-se em grande parte por “ilhas” isoladas que também são independentes umas das outras.

“Mais da metade dos nossos meios de comunicação são extremamente críticos do governo; estudos objetivos mostram que a participação de mercado da media crítica ao governo é superior a 50%”, informou o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, à audiência do jornal alemão Welt am Sonntag, antes dos feriados. Ele não explicou por que considera o lado “crítico do governo” como um todo unificado, embora, além da media de poder centralizada e com conotações de porta-voz, não seja em grande parte jornais partidários controlados pelo partido, mas sim independente (oposição militante, possivelmente com objetivos semelhantes ao do InfoRadio, de esquerda, liberal ou conservador).

No caso dos produtos NER, entretanto, mesmo a maioria das unidades que parecem estar separadas estão “conectadas” por via do seu estatuto jurídico.

Por exemplo, a TV2, a Pesti TV, criada para se dirigir aos jovens que não usam a televisão, o portal Index.hu, que foi claramente controlado no verão passado e no outono, e as redes Rádió 1 e Best FM, por exemplo, não fazem parte da Central European Press, conhecida como holding Fidesz. e Media Foundation (KESMA). No entanto: no verão de 2020, os direitos dos fundadores da KESMA foram transferidos para o advogado de József Tamás Kertész, que é o representante legal de Lőrinc Mészáros. Tanto é verdade que o seu escritório fica na sede corporativa do bilionário em Budapeste, na Avenida Andrássy út. Exatamente onde Miklós Vaszily, que também cria o Index, conduz as assembleias gerais e reuniões de membros da TV2 e Pesti TV – e onde os proprietários comprometidos com Mészáros da Rádió 1 e Best FM são vistos com frequência. E enquanto isso, a maior parte dos interesses da imprensa pró-governo são transmitidos pela Atmedia Kft., que também se encontra sob o controle do lobby Felcsút. Além disso, como o G7 demonstrou, até mesmo os comunicados oficiais na media estatal são controlados ​​pelos Butchers. Portanto, não há dúvida de que a criação de KESMA teria sido o culminar do processo de fusão das unidades amigas do Fidesz – a centralização continua sendo o seu principal foco.

A Pesti TV quer chegar aos jovens, mas a sua audiência ainda é baixíssima

Na lista abaixo, pretendemos incluir todos os meios de comunicação de importância nacional que podem influenciar a opinião pública, atingindo muitos, muitos espectadores, leitores, ouvintes ou entregando conteúdo exclusivo. O número de cópias obviamente não é a medida mais adequada, já que o efeito de massa do Átlátszó ou do Válasz Online, por exemplo, não pode ser comparado ao do grupo TV2, mas os formadores de opinião interessados ​​na vida pública são claramente mais influenciados por media de pequena dimensão, mais fiáveis, do que os tablóides.

Os produtos da imprensa (Nyugati Fény, Jövő TV, Alfahir.hu, N1TV), que estão organizacionalmente ligados ao departamento de comunicação e às fundações do partido, foram deliberadamente deixados de fora da lista, apesar do facto de frequentemente envolverem trabalho jornalístico normal. Também não levamos em consideração sites configurados para comunicação secundária ou blogs de produção de conteúdo independente (Propeller, Blogstar, Új Magyar Fórum, Gondola.hu), bem como publicações onde não é possível identificar claramente de quem é o staff, com base na chancela (Kuruc.hu e muitos mais). Os jornais membros da rede de jornais distritais não são contabilizados separadamente, mas como um todo na recolha de dados, porque juntos podem ser interpretados como um meio nacional. Acontece também, por exemplo, no caso do Blikk, HVG e Mandiner, que os produtos das editoras são levados em consideração tanto na categoria impressa quanto na online, porque as plataformas online funcionam quase que totalmente independentes das páginas impressas. Como única publicação desportiva, também apresentamos o Nemzeti Sport (e respetivo site) na lista, porque o jornal desportivo favorito do primeiro-ministro também é usado para transmitir mensagens políticas.

O resultado final de nossa recolha resume-se assim: o controle do governo sobre o mercado da imprensa pública agora é de 50%.

A rede Fidesz pode assim dizer, que em vão tem 44 dos 88 meios de comunicação de relevância nacional, em “alcance”, ou seja, não tem a maioria absoluta em termos de número de leitores, telespetadores e estudantes. (Claro, não podemos ter certezas, porque muitos dos fóruns públicos não auditam os dados de participação, por razões financeiras ou outras).

Ler artigo completo

Fonte:

Por András Bódis Valaszonline.hu

Print Friendly, PDF & Email

Também poderá gostar de

O nosso website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Aceitar Ler Mais

Privacidade